Innovation Grid

Home > Spark

Conheça o módulo

Venha conectar sua instituição e seus estudantes para gerar inovação com a Eletrobras! Conheça os desafios e oportunidades Eletrobras especialmente concebidos para tracionar propostas de solução e a identificação de talentos.

Confira abaixo a macro jornada do módulo Spark.
Traga sua instituição e suas habilidades criativas para desenvolver conosco soluções inovadoras que podem revolucionar o setor elétrico e impactar positivamente a sociedade. Nosso objetivo não é só gerar propostas de solução, mas potencializar a formação profissional dos estudantes, identificar e cultivar talentos para o futuro do setor elétrico. Junte-se a nós nessa jornada e seja parte da mudança!

Por que participar do Programa Spark?

Visibilidade

Visibilidade para a marca da instituição como um parceiro Eletrobras na potencialização e formação de talentos

Relacionamento

Relacionamento win-win com a geração de valor empresarial aliado com a formação profissional de jovens talentos

Suporte e Mentoria

Suporte e mentoria dos especialistas da Eletrobras durante todo o processo de prototipação de soluções, imergindo os estudantes no ambiente empresarial, proporcionando uma experiência prática ímpar

Valorização do Conhecimento Acadêmico

Os participantes têm a oportunidade de alinhar o conhecimento científico com as necessidades reais do setor elétrico, potencializando a formação dos jovens talentos

Conexão com o Mercado

As instituições e seus estudantes ganham conexão direta com o setor elétrico, facilitando o networking com profissionais experientes, especialistas do setor e possíveis futuros empregadores

F.A.Q

O programa Spark da Eletrobras é acessível as Universidades Públicas ou Privadas, Institutos Públicos ou Privados, Centros de Pesquisa Públicos ou Privados e demais Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) que tem em seu escopo de atuação a formação educacional e profissional de pessoas. O programa Spark tem o objetivo de se relacionar com instituições de ensino, seja de graduação, mestrado, doutorado e pós doutorado. A instituição deve ter programa interno de inovação que busca inserir os seus estudantes em desafios reais do mundo corporativo, buscando materializar resultados a partir do conhecimento.

Não. O Innovation Grid Eletrobras não recebe nenhum recurso para se relacionar e conectar com as instituições. A contrapartida que a empresa solicita é a disponibilidade de equipe(s) dedicada(s) a aplicar os fundamentos, métodos e tecnologias com o objetivo de prototipar soluções para os desafios empresariais Eletrobras. Por outro lado, a Eletrobras disponibilizará seu experiente corpo técnico oferecendo expertise e suporte técnico de alto nível, agregando valor intangível aos professores e na formação dos estudantes.
Através do programa de estágio e bolsas de estudos de outras instituições. Os estudantes poderão ser inseridos nas equipes de uma instituição que tenha interesse em participar do respectivo desafio Eletrobras. É necessário que o estudante tenha vínculo com uma instituição que possua programa de inovação aberta, pois o Spark não fará relacionamento direto com estudantes.
Cada desafio tem sua característica particular e poderá demandar formações específicas. É natural que os desafios demandem equipes multidisciplinares voltadas a compor várias frentes de trabalho para o codesenvolvimento de propostas de solução. De maneira geral, os desafios poderão demandar formação nas diversas áreas que envolvam tecnologia da informação, somadas a outras áreas de conhecimento (administração, engenharias, comunicação, manutenção, economia e finanças, jurídico, gestão de pessoas entre outras).
A política de inovação da empresa prevê entregas de produtos tecnológicos em curto prazo, através do uso das metodologias ágeis, associados a entrega de valor definida em cada desafio. Necessariamente busca-se a materialização de propostas de solução para somar a Entrega de Valor que está sendo tratada pelo respectivo desafio. Os desafios lançados no Spark podem ser codesenvolvidos com os desafios lançados no programa Tech Partnerships que prevê entregas de elevado valor agregado, oportunizando aos estudantes o contato direto com profissionais do ecossistema de inovação nacional e internacional e também um estreito contato com os profissionais da Eletrobras.
Home > Programa Spark

Conheça o Programa

O Spark é o primeiro programa da Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América Latina, voltado para estudantes. No Programa estudantes talentosos são selecionados para formar equipes multidisciplinares, conhecem os desafios e negócios da companhia e se conectam com times de inovação da Eletrobras. O Spark estimula desenvolvimento de novos talentos em STEM* e propicia novas soluções para o setor de energia.

Como fazemos

  • Metodologia challenge based learning em ciclos curtos de até 6 meses.
  • Seleção dos estudantes com foco em multidisciplinaridade
  • Conexão das equipes de estudantes com times de inovação da Eletrobras
  • O módulo foca nas fases de nivelamento,  apresentação dos desafios, definição aprofundada do problema, relevância, validação e ideação de soluções até o MVP.

Público-alvo

  • Estudantes STEM* de graduação e pós-graduação (todos os níveis: especialização, mestrado e doutorado)
  • Estudantes de outros cursos, mas que estejam imersos em áreas compatíveis com os desafios do programa
  • Pesquisadores com projetos associados aos desafios.

*STEM é a sigla inglesa para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Desafios em andamento

Porque participar?

Possibilidade de conhecer os desafios de negócio e tecnologia da maior empresa de energia elétrica da américa latina e inspirar seu futuro profissional.

Oportunidade de aplicar os conceitos de sua  iniciação centífica, dissertação ou tese na necessidade de uma empresa para geração de valor, em conjunto com profissionais de referência em Energia.

Dependendo de seu destaque o estudante poderá ser recrutado para o time Eletrobras ou participar de outros projetos com a empresa.

Jornada Spark

A jornada se inicia com um nivelamento dado aos participantes e com a formação de grupos multidisciplinares. O programa contém quatro filtros para acelerar os melhores projetos e propostas, que são desenvolvidas conciliando as especialidades e competências dos estudantes com as necessidades de negócio e desafios do setor de energia. Ao final dos seis meses os MVPs criados são avaliados por uma banca de executivos e especialistas.

Cadastre-se e seja avisado do lançamento de novos desafios