Innovation Grid

Conheça os desafios abertos

Home > Spark > Desafios

Desafios abertos

EletroQuad – Competição de Drones Simulando Aplicação Autônoma no Setor Elétrico

Sponsor: Lucas Pinz
Líder: Carlos Eduardo

Competição na modalidade de equipes voltada para estudantes de graduação e pós-graduação das diversas áreas do conhecimento do Ecossistema de Inovação, buscando ativamente contribuir para a formação profissional dos participantes e a identificação de talentos para Eletrobras. Equipes, sob a supervisão de um professor da respectiva instituição, terão a tarefa de conceber, projetar, documentar, construir e realizar voo autônomo de um drone do tipo quadrotor simulando situações de uso no setor elétrico.

Fomentar o intercâmbio de técnicas e conhecimentos em engenharia de sistemas e robótica aplicados à operação autônoma de aeronaves de asas rotativas, simulando uso em cases do setor elétrico, entre estudantes e professores de graduação e pós graduação, através do desenvolvimento do projeto e competição entre equipes. O drone (padronizado em regulamento) e os sistemas de bordo, podem ser prontos ou desenvolvidos a partir de dispositivos e componentes eletrônicos disponíveis no mercado, contudo, os algoritmos empregados deverão resultar do talento, capacidade criativa e dedicação de cada equipe, visando a realização das missões estipuladas no regulamento.
Robótica | Drones | Automatização | Linhas de Transmissão | Segurança Operacional

Desafios em andamento

Redução do tempo de exposição de pessoas à riscos ocupacionais

Sponsor: Waldenir Alexandre da Silva Cruz
Líder: Alexandre Freire Magalhães

Como inovar para antecipar riscos, identificar tendências e reduzir a exposição de colaboradores ao risco em ambientes operacionais complexos, considerando desafios como dados históricos fora de padrão e a diversidade de sistemas nas subsidiárias?

Queremos desenvolver uma nova forma de atender às necessidades de analistas de segurança e conformidade operacional, diretores, conselheiros e gerentes de instalação. O desafio consiste em criar uma plataforma que utilize processamento de linguagem natural, ofereça uma interface móvel intuitiva para entrada de dados e formulários inteligentes, integrando sistemas diversos, incluindo aqueles que utilizam APR Digital. A solução deve aliviar as dores de dados históricos despadronizados, promovendo saneamento, padronização e unificação. Ao gerar correlações e análises preditivas de riscos, a plataforma deverá antecipar ocorrências e proporcionar ganhos significativos em segurança, eficiência e prevenção de acidentes, promovendo uma abordagem proativa na gestão de riscos ocupacionais.

Inteligência Artificial | Data Analytics | PLN

Aumentar a produtividade de quem configura tela e base do SAGE

Como podemos reduzir o trabalho manual dos usuários do SIGDRAW?

Queremos desenvolver uma forma de otimizar a interpretação e transcrição dos diagramas para o SAGE de forma automatizada. A solução deverá ser capaz de listar os componentes, listar associações entre os elementos e identificação, listar conexões e criar metadados. Ao final, a solução deverá oferecer a funcionalidade de ler um diagrama unifilar construído no Autocad e reconhecer os componentes e desenhar em formato legível pelo SigDraw do SAGE, proporcionando eliminação de atividades repetitivas, otimização de tempo e redução de erros.

Diagramas unifilares | SIGDRAW | Metadados

Sem desafios em andamento no momento.

Aumento da eficiência na construção de linhas de transmissão e subestações

Como poderíamos melhorar o acompanhamento das ações realizadas sobre os ativos e aprimorar a integração de suas informações físicas e contábeis ao longo de seu ciclo de vida?

A Eletrobras dedica um esforço expressivo à gestão de informações físicas e contábeis de ativos de Transmissão. A necessidade de conciliar informações em diferentes bases de dados internas, apropriando adequadamente os custos e associando descrições e informações técnicas dos equipamentos que, não necessariamente, encontram correspondência nas informações contábeis dos ativos, acaba por gerar um grande volume de trabalho, suscetível a erros de preenchimento ao longo do processo de unitização e que podem acarretar a não obtenção da Receita Anual Permitida adequada à remuneração do investimento realizado.

Resultado esperado:

Buscamos soluções tecnológicas capazes de conciliar as informações físicas e contábeis dos ativos, contribuindo para a redução do trabalho manual ao longo do processo de unitização dos ativos e para a redução do descompasso entre os cronogramas físico e financeiro dos empreendimentos.

Requisitos:

A solução deve estar de acordo com as normas do Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico e deve ser integráveis com o SAP.

Aumento da eficiência na construção de linhas de transmissão e subestações

Como poderíamos aprimorar o mapeamento dos ativos presentes em subestações da Eletrobras, evitando imprecisões em projetos e inventários manuais?

A Eletrobras possui um grande volume de documentos sobre seus empreendimentos e ativos de Transmissão. Estes documentos muitas vezes são antigos, não estão padronizados e são geridos de maneira descentralizada entre as diferentes equipes envolvidas nos processos. Um dos problemas derivados consiste em dificultar a atuação das equipes de Manutenção, na medida em que os ativos em campo muitas vezes não correspondem aos ativos documentados. Adicionalmente, isso também confere problemas de ordem contábil, uma vez que a unitização dos ativos pode ter sido efetuada de forma equivocada, não correspondendo aos ativos reais em campo.

Resultado esperado:

Buscamos soluções tecnológicas capazes de dar maior precisão às informações documentadas de empreendimentos e ativos de Transmissão, auxiliando no controle de versões e ampliando a confiabilidade física e contábil dos ativos, reduzindo tempos de manutenção e custos associados, além de evitar inventários manuais.

Requisitos:

A solução deve estar de acordo com as normas do Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico e deve ser integráveis com o SAP.

Redução do número de incidentes e acidentes do trabalho

De que maneira poderíamos aumentar a segurança dos colaboradores nas atividades de inspeção e manutenção de Linhas de Transmissão, reduzindo suas horas de exposição ao risco elétrico e a grandes alturas?

A Eletrobras conta com a colaboração de funcionários próprios e de terceiros para executar atividades de manutenção em Linhas de Transmissão. Esta função carrega riscos, pois se trata de trabalho executado em alturas consideráveis, com equipamentos elétricos perigosos e sujeita a condições adversas no campo, como chuva, neblina, terrenos acidentados e a presença de limo nos equipamentos. Apesar de existirem procedimentos claros de segurança, há dificuldades em assegurar seu cumprimento, especialmente dentre os serviços terceirizados.

Resultado esperado:

Buscamos soluções capazes de eliminar o risco humano nas atividades de inspeção e manutenção, prevenindo a ocorrência de acidentes sem comprometer a qualidade das inspeções e manutenções.

Requisitos:

A solução deve respeitar as normas NR10 e NR35 e deve estar de acordo com as políticas internas da Eletrobras.

Redução do número de incidentes e acidentes do trabalho

Como poderíamos aprimorar a segurança física dos colaboradores em locais de risco, monitorando e registrando automaticamente as ocorrências?

A Eletrobras busca uma maior efetividade e padronização no registro de incidentes e acidentes de trabalho, possibilitando uma gestão mais efetiva das ocorrências e o acompanhamento por seus colaboradores. A companhia tem a segurança de seus colaboradores como um dos seus principais valores, e vem buscando aprimorar os cuidados em suas atividades operacionais e padronizar e facilitar o registro de ocorrências relativas à Segurança do Trabalho.

Resultado esperado:

Buscamos soluções capazes de facilitar e padronizar os registros de ocorrências relativas à Segurança do Trabalho, onde quer que os colaboradores estejam e a qualquer momento. Buscamos uma ferramenta capaz de gerar relatórios e consolidar todas as informações necessárias à tomada de decisão no âmbito da Segurança do Trabalho.

Requisitos:

A solução deve ter interface amigável, ter versão mobile, deve ser capaz de operar offline, deve ser capaz de gerar relatórios e deve ser passível de integração via API com nossos sistemas de gestão.

Incrementar a eficiência no treinamento de colaboradores e na gestão do conhecimento

Como poderíamos realizar um mapeamento abrangente das necessidades de desenvolvimento da força de trabalho, diminuindo a dependência da perspectiva dos líderes imediatos para o desenvolvimento dos colaboradores

A Eletrobras busca aprimorar a forma com que são levantadas as necessidades de treinamento e capacitação de colaboradores. Não temos um mapeamento abrangente das competências necessárias para a força de trabalho, e no processo atual os colaboradores não são os principais protagonistas do seu desenvolvimento profissional, ficando este processo demasiadamente centralizado na figura dos gestores imediatos das pessoas.

Resultado esperado:

Buscamos soluções capazes de mapear de forma completa as necessidades de desenvolvimento profissional da força de trabalho, impactando positivamente no clima organizacional, no desempenho dos colaboradores e nos indicadores estratégicos da organização.

Requisitos:

A solução deve garantir a participação dos colaboradores no processo de mapeamento de competências, ajudando a torná-los protagonistas do seu desenvolvimento. Deve haver espaço para participação dos gestores e a ferramenta deve ser integrável com o SAP.

Reduzir custos e aumentar capacidade operacional do CSC

Como poderíamos reduzir as horas gastas na execução de processos administrativos e financeiros, ao mesmo tempo em que padronizamos soluções para toda a Eletrobras?

A Eletrobras desprende uma grande quantidade de esforço e de recursos no cumprimento de obrigações acessórias tributárias. Este processo exige o cruzamento de grandes quantidades de informações que muitas vezes não estão padronizadas, são tratadas em planilhas, e que precisam ser alimentadas em múltiplos sistemas internos e externos, ampliando as chances de eventuais erros de preenchimento que acarretam multas e retrabalho.

Resultado esperado:

Buscamos soluções que nos ajudem a reduzir o tempo necessário para cumprimento das obrigações acessórias, ao mesmo tempo em que ajudam a diminuir erros, reduzir riscos de pagamentos de multas e evitar notificações do fisco.

Requisitos:

A solução deve ser passível de integração com o SAP, deve ter a capacidade de ler diferentes tipos de arquivos (xls, txt, xml, sped) e deve tratar as informações de maneira automatizada.

Redução de custos com armazenamento de materiais e uso inteligente da frota de veículos

Como podemos otimizar a gestão do estoque de peças sobressalentes tendo por base a confiabilidade dos ativos e a redução de custos?

A Eletrobras possui valores financeiros significativos imobilizados em estoque, referentes a peças sobressalentes para equipamentos de Geração e Transmissão. Estas peças estão dispersas geograficamente em diferentes centros de distribuição. Os equipamentos não possuem cadastro padronizado e estão desvinculados do histórico de manutenções realizadas nos ativos. A dificuldade principal reside em saber quais peças sobressalentes estão disponíveis na mais curta distância e no menor tempo possível para serem instaladas em campo quando necessário. Uma análise preditiva e inteligente do estoque auxiliaria no melhor dimensionamento da quantidade de peças sobressalentes, reduzindo valores imobilizados e custos de armazenamento, além de reduzir o risco de eventuais perdas de receita em função de indisponibilidades de equipamentos de Geração e Transmissão.

Resultado esperado:

Buscamos soluções tecnológicas que nos auxiliem a diminuir o custo total de armazenamento, bem como os valores imobilizados em estoque. Adicionalmente, as soluções tecnológicas devem nos ajudar a diminuir o SLA de atendimento de reservas de peças sobressalentes para as equipes de Manutenção, evitando maiores tempos de indisponibilidade dos ativos de Geração e Transmissão.

Requisitos:

A solução deve ajudar a resolver o problema de baixa integração entre os sistemas em uso, deve ser passível de integração com o SAP e deve ocorrer em sintonia com o trabalho em curso de saneamento dos cadastros de peças sobressalentes e equipamentos em estoque.